Sexta-feira, 27 de Março de 2009

O tabu da corrupção em Angola

ImageNo final da segunda etapa da deslocação a África, a alma dos angolanos estará certamente mais fortalecida. A Igreja angolana somou pontos no contexto africano, nomeadamente com a criação da nova diocese do Namibe. Menos clara foi a resposta das autoridades de Luanda à pretensão dos católicos de abrir a todo o território nacional as emissões da Rádio Ecclesia.

Mas, depois de o Sumo Pontífice ter embarcado no avião da Alitalia de regresso a Roma, muitas coisas permaneceram imutáveis, apesar dos apelos, das palavras de circunstância e, até, das promessas.

O novo 'eldorado' angolano continuará a atrair investidores de muitas latitudes e, só de Portugal, chegam diariamente hordas deles, nos superlotados aviões da TAP. As crianças continuarão a morrer de raiva, embora a estatística não tenha evoluído, quase que por milagre, nos dias de permanência do Papa.

Os chineses cruzarão a toda a hora o hall escuro do Hotel Tivoli com o olhar esbugalhado em direcção ao casino. Muitos deles, viajantes ocasionais, terão pago 250 euros por uma noite, num hotel rasca da cidade.

Há, depois, os problemas mais estruturais da sociedade angolana. E esses também não vão mudar. Pelo menos para já. Daí a importância da declaração corajosa do Papa quando, logo no sábado, pediu o fim imediato da corrupção, apelo que reiterou ontem ao deixar o Aeroporto 4 de Fevereiro.

Uma declaração que, tal como dois dias antes, estava a ser transmitida em directo pelas televisão e rádio estatais e que, desta forma, terá chegado sem intermediários aos agentes de poder mas, sobretudo, à população angolana.

É que a mensagem da corrupção em Angola (denunciada há vários anos por insuspeitas ONG que estudam o problema e até alguns jornalistas locais que têm pago com penas de prisão a ousadia) não passa o crivo do controlo estatal dos media, sejam eles privatizados ou públicos, mas quase sempre coniventes, quando não mesmo dependentes, das mais altas esferas do Estado.

"Se me permitissem um apelo final", disse Bento XVI antes de embarcar, "seria para pedir que a justa realização das aspirações fundamentais das populações mais necessitadas constitua a preocupação principal de quantos ocupam cargos políticos públicos, visto que a sua intenção, estou certo, é desempenhar a missão recebida não para si mesmo, mas em vista do bem comum".

Ao lado de Joseph Ratzinger, o presidente de Angola ouviu, como todos os angolanos, sem filtro e por duas vezes em três dias, a mensagem papal que, por isso, não poderia ficar sem resposta.

José Eduardo dos Santos comprometeu-se, perante o líder supremo dos católicos, a governar "no respeito pelos direitos humanos, na democracia e na justiça social". As "palavras de apreço, de alento, de esperança e de encorajamento" proferidas pelo santo padre em Luanda incentivam os angolanos, segundo Eduardo dos Santos, a "prosseguir na senda da consolidação da paz e da reconciliação nacional".

 
publicado por saudacoesangolanas às 18:02
link do post | comentar | favorito
|
3 comentários:
De Gumbo a 3 de Janeiro de 2010 às 00:27
ola olha li seu comentario, baca e bom saber que, ainda exitam pessoas que não tenham medo de falar sobre a situação caotica, e vergonhosa de angola. mesmo com as ideias marxistas pemehando na mente de muitos angolanos,. teremos pessoas que não foram poluidas com a falsa ideia socialista, e muito bom
De Tiago a 31 de Março de 2010 às 19:52
Olá, é bom saber que existem pessoas com tu. sabes fico me perguntando quando é que os angolanos vão reagir a isto, sera que temos que espera 500 anos issatamente o tempo que durou a escravidão em Angola. Na minha opinião o povo angolano gosta de sofrer.
De Carla de Castro Maia a 26 de Abril de 2010 às 00:20
Havendo a vontade de mudanças e a coragem para expor a necessidade das mesmas, em debate saudável já é muito bom. Atrás de uma voz, vêm outras, assim como ouvidos para escutá-las. Muito bom!

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

.posts recentes

. simplesmentedetalhes

. ...

. Finalmente o turismo Ango...

. DJ Kadú ganha disco de ou...

. A economia de Angola não ...

. Bolsa de valores em Ango...

. Construção "uma mina de o...

. Angola na Expo-China

. Grande Festa Mangolé

. Mia Couto e Agualusa nome...

.arquivos

. Fevereiro 2011

. Novembro 2010

. Abril 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Abril 2008

.tags

. todas as tags

.favorito

. Desconstruções

blogs SAPO

.subscrever feeds